sexta-feira, 10 de junho de 2011

Próximo Dia 13 é Dia de Santo Antônio




Seguindo os post das Festas Juninas nada mais certo falar do seu Santo Antonio, que tem seu dia neste mês,e é um dos mais usados nas simpatias neste mês.

Um belo portugues que hoje muito usado elas brasileiras no quesito casamento, também tem uma história.

"Ele admitiria qualquer brincadeira. Ao menos, é a imagem que os portugueses criaram do frade Antonio que, na verdade, era bem soturno. Ele pregou em pleno século XIII, quando o catolicismo se consolidava em Portugal. O país tinha, então, uma tremenda influência dos romanos, que ocuparam a capital portuguesa até o século III. Assim, os cultos às divindidades de Roma foram incorporados pela nova religão católica. Antonio, por ter nascido perto do templo de Mercúrio, o deus pagão da alegria, em Lisboa, levou sem querer a mesma fama. E não só essa (veja ao lado). Aliás, Antonio nasceu Fernando, da família nobre Martins, em 1189. Ordenou-se padre em 1218, mas só trocou de assinatura dois anos mais tarde, para simbolizar a mudança de vida, quando aderiu à ordem dos franciscanos. Foi um excelente pregador e tornou-se tão conhecido que, menos de um ano depois de sua morte aos 42 anos, em Pádua, Itália, já tinha virado santo. Foi o processo de canonização mais rápido da história da Igreja. Desde então, o aniversário de sua morte, 13 de junho, é o seu dia. Dia de festa. "


O que achei por aí de sua história.

Já de castigo!

Roubar Jesus da imagem ou pendurá-la de cabeça para baixo tem a ver, mais uma vez, com Mercúrio. Era o deus romano que ia para o castigo, enquanto não atendia aos pedidos alheios. Santo Antonio, porém, tem fama de milagreiro desde que, durante um sermão, teve uma premonição e saiu correndo. Seu pai havia sido condenado à forca por assassinato. Na hora agá da execução, Antonio chegou para provar a inocência paterna. Daí a expressão "tirar o pai da forca ".


Banqueteiro

Em junho, celebrava-se a colheita do trigo desde os tempos dos romanos. Antonio, por sua vez, era franciscano e fez voto de pobreza. Diz a lenda, ele costumava distribuir pão aos pobres. Juntando as duas coisas, os católicos criaram a tradição de, no dia do santo, fazer pães para serem guardados o ano inteiro. Eles não emboloravam porque não continham fermento. Na receita tradicional, os ingredientes são, apenas, 1 quilo de farinha de trigo e 750 mililitros de água. E só misturar, deixar a massa descansando por 1 hora e assá-la em forma de bolas. Hoje os devotos levam qualquer pão para benzer nas igrejas, no dia 13 de junho.


Festeiro

Em Portugal, o dia 13 de junho é comemorado nas ruas enfeitadas de bandeirolas, com desfiles de gente mascarada, dançando ritmos mouriscos ou africanos. Os brasileiros adotaram a tradição da quadrilha.


Soldado

No século XVII, o rei português Dom João IV lutava contra os espanhóis. Em um golpe de marketing, aproveitou a popularidade do santo, inscrevendo-o no exército. No final da carreira militar, ele era tenente-coronel e o Brasil herdou a tradição. Aqui, o santo também "pertence" às nossas Forças Armadas.


Porteiro

Como a antiga residência de sua família era próxima à Porta de Ferro de Lisboa, Antonio ganhou o status de guardião das portas. Como bom protetor, é comum ele aparecer em azulejos, na fachada das casas portuguesas. Esse culto cresceu depois do terremoto de 1755, que arrasou a capital do país.


Casamenteiro

A fama de ajudar as solteironas surgiu porque a igreja em que ele foi pároco em Lisboa (a atual Igreja de Santo Antonio) ficava próxima ao templo de Janos, o deus romano da fertilidade. Aos poucos, os adoradores da divindade pagã passaram a trocá-la por seu vizinho, o frade Antonio. Além disso, as festas juninas, durante as quais se celebra o dia do santo, coincidem com a época dos rituais pagãos da fecundidade.


Versão italiana

Enquanto em Portugal ele é o Santo Antonio de Lisboa, na Itália ficou conhecido como o Santo Antonio de Pádua. Não se sabe como o frade foi parar na cidade italiana, em 1222. A teoria mais aceita é a de um naufrágio, quando o religioso tentava chegar ao Marrocos para pregar entre os mouros. Os italianos cultuam o santo de um jeito mais respeitoso, recordando a figura de um orador sério, que se tornaria professor na Universidade de Bolonha.



Quem estivem em são Paulo pode aproveitar e ir na exposição: Santo António - O Santo do Menino Jesus, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), até o dia 16 deste mês.



Algumas Simpatias

Para não perder a tradição (e nem o seu amor), vou dar umas dicas desimpatias de Santo Antônio só pra garantir que vai dar tudo certo. O resto é com vocês:

Simpatia pra arranjar namorado(a): Logo na manhã do Dia dos Namorados, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul de qualquer largura e escreva nela o nome completo da pessoa amada. À noite, conte 7 estrelas no céu, sem apontar, e faça pedido ao santo para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá até arranjar uma pessoa pra namorar.

Para ser pedida em casamento: Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios, por sete dias. Após este prazo, coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e coloque no altar se Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo, depois acenda uma vela de sete dias.

Para saber em quanto tempo irá casar: Na madrugada do dia 13 de junho, pegue uma aliança e amarre-a num fio ou linha. Pegue um copo e segure o fio de modo que a aliança fique dentro do copo. Então pergunte em quantos anos você irá casar. A quantidade de batidas corresponde a quantidade de anos que faltam para o dia D.

Para fazer as pazes: Providencie um cravo e uma rosa. Amarre os talos unindo-os com uma fita verde, no qual deverá ser dado 13 nós. Durante todo o procedimento, o devoto deve pensar que Santo Antônio irá uni-los outra vez.

Para descobrir o nome do futuro companheiro: Ecreva o nome de possíveis candidatos a futuro companheiro, um em cada papel, e deixe um dos papéis em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, coloque os papéis dobrados em cima de um prato ou bacia com água e deixe-o a madrugada toda ao relento. No dia seguinte, o papel que estiver mais aberto indicará o escolhido. No caso do papel branco, implica dizer que nenhum dos candidatos expostos será seu namorado ou marido.




Bjks, Bina


Fontes Usadas: http://super.abril.com.br
http://formigueiros.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?! Comentem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...