segunda-feira, 25 de abril de 2011

Aos 53 anos, morre o cantor Rui Biriva



Castelhana

Rui Biriva

Composição : Elton Saldanha

Eu hoje me vou pra fronteira
pois queira ou não queira vou ver meu amor
Esperei toda a semana,
pra ver a castelhana minha linda flor

Tá Frio na minha cidade
a bem da verdade está frio demais
Ao Sul do meu coração
quero tempo bom só você me traz..

Larga tudo e vem comigo
vamo encarar o perigo
Castelhana se você me ama,
me ama, me ama,. me diz
Castelhana se você me ama, me ama,
me ama, a gente pode ser feliz

Tá Frio na minha cidade
a bem da verdade está frio demais
Ao Sul do meu coração
quero tempo bom só você me traz..

Larga tudo e vem comigo
vamo encarar o perigo

Artista estava internado no Hospital de Clínicas para tratar tumor no intestino

O cantor e compositor Rui Biriva, morreu às 22h45min desta segunda-feira. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação do Hospital Conceição, onde Biriva estava internado desde 14 de abril para o tratamento de um tumor no intestino grosso.

Rui Biriva tinha 53 anos e era o caçula dos três filhos de Adalíbio e Malvina Leonhart, um casal de pequenos agricultores do distrito de Esquina Eldorado, em Horizontina. Depois de cursar Direito no Paraná, sem concluir o curso, o cantor deu início a uma carreira bem-sucedida como intérprete em festivais nativistas. O próprio apelido "Biriva" foi ganho depois de o jovem Rui vencer o festival Seara da Canção Gaúcha, em Carazinho, em 1982, com a canção Birivas, de Airton Pimentel. "Biriva" é uma designação para os tropeiros de gado das comunidades de cima da Serra. Rui voltaria a vencer o mesmo festival em 1984, com a música Santa Helena da Serra, parceria com José Luiz Vilela e até hoje uma de suas composições mais queridas pelo público.

Depois de gravar o primeiro LP em 1987, Cantar (Continental), Rui rapidamente tornou-se um dos nomes-chave de sua geração. Ficou famoso não apenas pelo sucesso popular de canções animadas e festivas como Tchê Loco, Festança, Pé na Estrada, Tonto de Saudade e Castelhana (esta última, parceria com Elton Saldanha), mas pela simpatia e espontaneidade cheia de humor que levava para suas músicas e para suas performances de palco.

Seu disco mais recente, Pedindo Cancha (2009), um CD que o próprio artista identificava como especial em sua trajetória _ uma espécie de "álbum conceitual" temático sobre a Cancha Reta, um dos esportes campeiros mais antigos do Estado. Rui deixa mulher e um filho.


Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br

Mais Músicas...





Bjks, Bina



Um comentário:

  1. Realmente uma pena a morte de um cantor tão ilustre em nossa terra. Mas deixa toda a sua alegria na história que construiu. Abraços.

    Verônica Elias - Nóia Alimentos

    ResponderExcluir

Gostou?! Comentem...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...